ORIGAMI
Se existe algo que gosto de fazer, nos tempos livres, é sem sombra para dúvidas, praticar a arte do Origami. Para além de ser relaxante é também uma forma de passar tempo em familia. Faço-o muitas vezes com o meu pequenito. Aconselho a sua experimentação...
5 Curiosidades sobre o Origami
Tens vontade de aprender a fazer origamis? Depois de leres as 5 curiosidades sobre a esta técnica, vais querer experimentar! (Deixo a baixo o link de dois origamis simples e divertidos.)
1 – A palavra japonesa origami é formada pelo verbo dobrar e pelo substantivo papel. Ela significa, literalmente, dobrar papel.
2 – A técnica nasceu na corte imperial do Japão, onde as esculturas de papel eram usadas em cerimónias religiosas, representando divindades.
3 – O origami tradicional começa com um papel em forma de um quadrado perfeito. Não faz uso de corte, cola ou desenho. No Japão, a arte é vista como uma relação entre a pessoa e o papel, tendo como resultado uma obra única.
4 – Segundo a tradição, a dobradura é uma transformação da vida, já que o papel veio de uma semente, que floresceu e deu origem a uma árvore.
5 – O origami mexe com a imaginação, ajudando na memória, na coordenação motora e na criatividade. Desde 1876, a prática integra o currículo escolar no Japão.
A lenda do Tsuru
A lenda diz ainda que se a pessoa fizer 1000 tsurus, usando a técnica do origami – arte secular de dobrar o papel, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar. Inicialmente o origami do tsuru tinha apenas função decorativa, era utilizado para enfeitar o quarto das crianças.
Queres aprender como se faz o tsuru, carrega no link
https://www.youtube.com/watch?v=pzS0ToWZ9DA
Sapo Saltarolas
Divertido depois de feito, ideal para fazer com os mais pequenitos ;)
https://www.youtube.com/watch?v=OvTisVz4lTQ